AMD Promete Inovação no Ray Tracing com GPUs RDNA 4

A arquitetura de próxima geração de placas de vídeo da AMD, a RDNA 4, promete uma experiência de ray tracing totalmente nova e diferenciada, conforme rumores surgidos no cenário de hardware. Um dos insiders mais influentes da indústria, conhecido pelo pseudônimo Kepler (@Kepler_L2), levantou expectativas ao declarar que a tecnologia de ray tracing das novas GPUs da AMD não somente melhorou em relação à geração anterior, mas sim que será “completamente diferente”.

Historicamente, a AMD tem ficado na sombra da Nvidia quanto à capacidade de seus hardwares para ray tracing, uma técnica de renderização que simula efeitos de iluminação realista em tempo real, grandemente valorizada nos jogos modernos. No entanto, se os rumores se confirmarem, as novas placas de vídeo baseadas em RDNA 4 podem representar um salto significativo e uma competição mais acirrada no mercado de GPUs.

A estratégia da AMD para o lançamento das RDNA 4 parece focar em um excelente custo-benefício e em modelos voltados para o segmento de entrada, reservando a briga pelas posições de mais alto rendimento para a futura geração RDNA 5. Esta abordagem não significa, contudo, que a empresa deixará de lado avanços importantes na tecnologia, como sugere o comentário misterioso de Kepler a respeito das capacidades renovadas de ray tracing.

Além dos avanços em ray tracing, as novas placas RDNA 4 da AMD estão previstas para manterem o uso da memória GDDR6, em vez de migrarem para as versões mais avançadas como a GDDR6X. A escolha por manter a GDDR6 é interpretada como mais uma jogada voltada para a contenção de custos e manutenção de preços competitivos no mercado, numa tentativa de oferecer aos consumidores uma opção mais acessível.

Enquanto a indústria e os entusiastas reagem ao turbilhão de rumores, a expectativa cresce para o lançamento oficial e a confirmação das capacidades prometidas pela AMD para as suas novas placas de vídeo RDNA 4, que devem chegar ao mercado no final de 2024. Diante dos avanços sugeridos, o cenário futuro dos games e da criação de conteúdo pode estar prestes a receber um impulso considerável em qualidade e fidelidade visual.