Novas informações sobre o próximo soquete da AMD indicam que a empresa pode tentar manter uma certa retrocompatibilidade com o AM6, apesar do aumento significativo no número de pinos. Os dados foram divulgados pelo site Bits and Chips, que se baseia em fontes internas, portanto, é prudente abordá-los com cautela.
“De acordo com nossas fontes, o soquete AMD AM6 será bastante semelhante ao soquete AM5”, afirma o site. “Para se manter na sua tradição, a AMD permitirá que continuemos utilizando os coolers atualmente compatíveis com o soquete AM5.”
Dessa forma, se as informações se confirmarem, os usuários que decidirem atualizar de uma placa-mãe AM5 para a nova geração AM6 não precisarão trocar seus coolers, caso não queiram.
O site também destaca que a nova geração contará com um aumento de 22% na contagem de pinos, com o soquete AM6 chegando a aproximadamente 2.100 pinos, previsto para ser comercializado em 2028, juntamente com a arquitetura Zen 7.
Além disso, conforme as fontes indicam, espera-se que o socket AM6 seja compatível com novas tecnologias, como PCIe 6.0 e DDR6. Considerando que a arquitetura Zen 6 deverá continuar sendo compatível com o soquete AM5, a troca para o AM6 pode ser necessária apenas com a chegada da Zen 7.
Chamou a atenção a promessa de retrocompatibilidade com coolers, visto que o soquete AM5 já aceita diversos coolers projetados para o AM4. Se os rumores se confirmarem, é provável que esses mesmos coolers sejam compatíveis com o AM6, garantindo longevidade até além de 2028.
As informações foram divulgadas por meio da fonte VideoCardz.