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Veteranos de Dragon Age Criticam EA após Declarações sobre "Live Services"
Recentemente, o CEO da Electronic Arts (EA), Andrew Wilson, comentou sobre o desempenho de Dragon Age: The Veilguard, atribuindo seu fracasso à ausência de recursos de "live service". Suas palavras, entretanto, não passaram despercebidas pelos veteranos da BioWare, estúdio responsável pela franquia, que expressaram suas críticas nas redes sociais.
Mike Laidlaw, que desempenhou um papel crucial no design dos três primeiros títulos da série Dragon Age, utilizou sua conta no BlueSky para afirmar que abandonaria seu trabalho se um executivo propusesse alterar fundamentalmente a essência de um jogo. Para Laidlaw, "é absurdo que alguém pense que mudar totalmente o DNA de um jogo é a resposta certa para torná-lo mais bem-sucedido". Ele lembrou que a pressão por implementar elementos de multiplayer em Dragon Age: Inquisition e a criação de Anthem, que não alcançou o sucesso esperado, são claros exemplos do impacto negativo dessas decisões.
David Gaider, criador da série Dragon Age, também se manifestou sobre o assunto e criticou a estratégia da EA em relação às expectativas irrealistas de vendas para The Veilguard. "É claro que a Electronic Arts atribuiu expectativas explosivas e que não fazem sentido dado o contexto atual da série", destacou Gaider. Ele enfatizou que, embora os números de vendas exatos sejam desconhecidos fora da EA, a falta de informações da companhia sugere que os resultados não atenderam às suas próprias projeções.
Gaider ainda observou que a busca incessante por números que impressionem os acionistas pode fazer com que a empresa busque justificativas para seus insucessos. "O que a EA queria alcançar com Dragon Age: The Veilguard simplesmente é impossível dentro do nicho dos RPGs", concluiu, sugerindo que a empresa deveria observar o que fez com que os capítulos anteriores da série fossem aclamados e considerar um retorno a uma abordagem narrativa mais profunda, similar ao estilo da Larian Studios.
Essas declarações de veteranos da BioWare refletem uma preocupação com a direção que a EA e o estúdio tomaram, enfatizando a necessidade de respeitar a essência e a tradição dos jogos, em vez de se concentrar exclusivamente em conceitos de monetização e serviços contínuos.
A discussão sobre o futuro da franquia Dragon Age e as pressões do mercado continuam a gerar debates acalorados entre desenvolvedores e fãs.
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