12 Anos de Star Citizen: O Caminho Tortuoso de um Projeto Ambicioso
Doze anos após seu lançamento, Star Citizen continua a posteridade de um dos projetos mais debatidos e controversos da história dos games. Com um financiamento que ultrapassa a impressionante marca de US$ 700 milhões, o jogo, idealizado pela Cloud Imperium Games (CIG), tem conquistado tanto admiradores fervorosos quanto críticos severos. As constantes mudanças no desenvolvimento, promessas não cumpridas e uma cultura de trabalho intensa emergem como os principais tópicos de discussão entre a comunidade de gamers e desenvolvedores.
Desde o início de sua produção, em 2012, Star Citizen vem enfrentando significativos obstáculos. Relatos de frustrações entre apoiadores são comuns, enquanto muitos jogadores começaram a se questionar sobre a viabilidade e a conclusão do projeto. A pressão interna é evidenciada por um recente “mandato de trabalho intenso” instituído pelo chefe global de produção, Erin Roberts, que exigiu uma maratona de trabalho contínuo, incluindo fins de semana, visando a apresentação do projeto na Citizencon, um evento anual que reúne a comunidade.
Após críticas à legalidade das exigências de trabalho, a CIG alterou sua política para permitir algum tempo livre caso as metas de horas fossem atingidas. Contudo, isso não diminui os desafios enfrentados pelos funcionários, que vivem sob pressão constante em um ambiente de mudanças rápidas e frequentes visões diferentes por parte da direção. As demissões em massa de 100 a 150 funcionários também deixaram um rastro de descontentamento e incerteza no estúdio, já que muitos eram experientes e contribuíam significativamente para o desenvolvimento do jogo.
Financeiramente, os números são impressionantes, mas paradoxalmente indicam uma crise. Até 2022, foram gastos cerca de US$ 637 milhões, com uma média de US$ 106 milhões por ano entre 2020 e 2022. Apesar da arrecadação total de US$ 790 milhões, os efeitos de um financiamento decrescente têm sido sentido, com congelamento de salários e limitação de progressão na carreira, enquanto o aumento do custo de vida pesa sobre a equipe.
As constantes revisões de projeto não apenas atrasam a entrega de Star Citizen, mas têm sido um fardo pesado para os desenvolvedores. A ineficiência do motor de jogo, uma versão alterada do CryEngine, foi descrita como um “Frankenstein”, resultando em um ambiente propenso a erros e atrasos. O estúdio enfrenta a difícil tarefa de equilibrar inovação com uma execução onde os recursos e as ideias estão em constante mutação.
O futuro de Star Citizen e seu modo single-player, Squadron 42, ainda é incerto. A equipe está explorando novas formas de financiamento e oportunidades para prolongar o desenvolvimento, incluindo uma apresentação à Microsoft para possíveis colaborações. Squadron 42 é esperado, segundo informações mais recentes, para ter seu lançamento máximo programado para 2026, mas não sem desafios adicionais, considerando o histórico de dificuldades já enfrentadas.
Enquanto os entusiastas continuam aguardando novidades, o drama por trás da produção de Star Citizen e a luta da CIG para manter sua visão ambiciosa se desenrolam cada vez mais, revelando um panorama de complexidades que vão muito além do simples desenvolvimento de um jogo. Sem dúvida, a jornada de Star Citizen é um microcosmos dos desafios e a evolução da indústria dos videogames na era moderna.